segunda-feira, 28 de maio de 2007

Instituto Chico Mendes e jovens de Xapuri realizam atividades em acampamento

Nos dias 19 e 20 de maio, O instituto Chico Mendes, realizou um acampamento em parceria com jovens; A idéia inicial do acampamento era fazer destes dois dias um momento de conhecimento e entendimento de práticas e ações na qual fosse possível desmitificar as premissas da desmobilização em torno da intervenção social; quando se trata de juventude essas premissas tomam proporções bem maiores. Entendendo que o trabalho coletivo é de fundamental importância para sobressair das dificuldades eminentes no seu dia-a-dia; surgi à idéia do acampamento em uma área rural onde o contato com a natureza, e a devastação da à noção exata da intervenção e ações praticas possíveis de conservação, de regeneração da área. Total de 15 jovens participou do acampamento e puderam nesses dois dias conhecer um pouco das possibilidades de intervenção em coletivo que pode fazer quando há um compromisso e responsabilidade. Segue algumas opiniões para dar uma visibilidade maior a essa atividade.

Elenira Mendes; Uma das bandeiras do instituto Chico Mendes, é de ampliar um espaço de atuação para com juventude e assim propiciar mais momentos de dialogo e fortalecer os trabalhos com grupos de Jovens em ações pontuadas, e viabilizando ações continua que possa ter sua intervenção eficaz diante das necessidades da população. E o acampamento serviu como palco para o processo de conquista de participação e mobilização desta união; que resultou em dois dias de atividade e de conhecimento da área e dos jovens que acamparam. A luta do meu pai sempre foi para dar a sua família e ao seu povo o direito de viver num ambiente que houvesse o respeito e o equilíbrio entre a natureza e o ser humano. E, poder estar refletindo e, em alguns momentos vivenciando na prática as possíveis maneiras de fazer com que esse respeito e equilíbrio sejam presentes em nossos dia-a-dia, é poder garantir as necessidades básicas e melhores dias para minha filha, para Xapuri, e sem pretensões bizarras, assim como para a humanidade também. Se encararmos o fato de que o nosso planeta esta em derradeira total. Acredito que o nosso comportamento passará para um novo estágio de comportamento, posicionamento e responsabilidade humanitário. Umas das responsabilidades que meu pai deixou; é que temos que nos posicionar, temos que ter espaço e poder de voz para dialogar, para negociar quando as coisas não estão bem. O acampamento como havia dito antes, foi o propulsor para que essas reflexões viessem elencar essas necessidades entre nós jovens, entre o instituto e a juventude.
João Rafael; ações como essas me faz pensar no meu futuro e, na família que quero ter. O legal de tudo é poder trabalhar em coletividade. Acredito que assim; melhores dias viram para o povo xapuriense e para todos que visitarão a nossa terra. E fico feliz em poder participar deste inicio de luta, para nós, que na verdade teve seu inicio com grandes homens e guerreiros dessa floresta assim como foi Chico Mendes. E hoje estar ao lado de sua filha (Elenira e de outros jovens) é fundamental para podermos dar continuidade a essa luta. Eu acho que outros jovens deveriam começar a participar e viver na prática esses tipos de ações. E com esse espaço o instituto Chico Mendes e jovens mobilizados, poderão fazer um trabalho de mobilização de outros jovens...
Jociclei Almeida; Vivenciar dois dias em contato direto com a natureza e se adequar as suas faces, é muito importante pra entendermos a nossa relação e, o respeito vem, porque é ali, é na prática que compreendemos e percebemos nossas necessidades. A nossa visão é completamente diferente e só é possível entender se agente conhecer e estar presente pra que de fato podermos cuidar do nosso ambiente. Por isso, nós jovens devemos participar e ter o compromisso de mobilizar a nossa sociedade, a nossa sociedade jovem, para viver na prática maneiras de preservação do nosso meio ambiente.

CondeDuc Judson; A nossa sociedade precisa dessas lideranças que mobilizam e principalmente nos jovens. Tendo um espaço pra trabalhar em coletividade, poderemos dar continuidade ao trabalho já iniciado pelo Chico e seu povo – Chico Mendes Vive! Acho, que da pra entender o porquê da frase, quando se tem o apoio e a liderança de sua Filha Elenira Mendes e dos demais jovens.
Cleodomar; Foi ótimo participar com outros jovens, dessa atividade e ter o Davi e a Elenira como parceiros, é fundamental para podermos dar continuidade à luta do Chico Mendes...
Elkelane; Adorei ter acordado, e ter como primeira vista a paisagem, ver as árvores os pássaros e sentir a brisa da manhã e poder perceber de verdade o que realmente o homem esta fazendo com a nossa natureza; árvores e animais. Portanto me sinto uma vencedora por estar nesta luta e nesta caminhada que muitos julgam impossível de acontecer mais ela vai e tem que acontecer, pois sabemos que a natureza faz parte da nossa vida. Espero que mobilizações aconteçam mais vezes e, quem já esta neste movimento possa estar puxando um e outro para esta caminhada. Tenho esperança que vamos conseguir o que queremos, com muita luta e perseverança...

4 comentários:

Clénio Jorge disse...

Com certeza iniciativas como essa que envolvam juventude é de fundamental importância, pois é na juventude que Chico depositava suas maiores esperanças de um mundo melhor, de uma Amazônia autosustentável, e vida digna aos povos da floresta, que somos todos nós. Chico Vive nos corações e mentes dos jovens, Chico Vive no trabalho singelo de sua filha Elenira ao plantar um seringueira, Chico Vive na esperança que cada um de nós deposita no amanhã.

CHICO VIVE!

Editor disse...

Gostei do blog. É bem informativo. Fico feliz em saber que tem gente em Xapuri trabalhando idéias assim. Um abraço e parabéns.

Anônimo disse...

O mundo precisa de gente que luta... sempre achei que cruzar os braços e ficar esperando a morte chegar é sempre o início para um triste fim. Esse acampamento, mais um em prol do meio ambiente e das lutas por um mundo melhor, iniciadas com o Grande Chico, só fazem despertar a consciência, mesmo que em poucos, de que precisamos tornar esse mundo melhor: pros nossos netos, filhos e, clarooooooo, pra nós!!!

Também estive por esse acampamento com o amigo cildo, afim de fazer uma atividade representando o Grupo de Teatro Poronga (parceiro de muitas lutas)... oito minutos que lembrarei para o resto de minha vida...

Avante...!

Cley Almeida disse...

O que eu tenho pra falar é que....

Foi muito bom participar desse movimento, dessa mobilização, desse bem estar do meio ambiente.
É muto importante mostrar para os homens, que ainda hà tempo de se entender com a natureza, e junto com Ela cuidar do nosso planeta.

Gostei desse blog, é muito show....