sexta-feira, 27 de abril de 2007

Xapuri Debate o Turismo

Empresários, autoridades do Estado e do município, lideranças comunitárias e envolvidos com a questão do turismo reuniram-se na noite desta quarta-feira no auditório da Associação Comercial de Xapuri para debater ações em favor do turismo na região. Após a apresentação do plano estadual pelo secretário de Turismo, Cassiano Marques, os participantes se comprometeram em adotar atitudes práticas para o fortalecimento da atividade, entre elas –e em caráter o mais breve possível –reativar o centro de atendimento ao turista e criar, no âmbito da Associação Comercial, um comitê para gerenciamento das políticas de turismo.
O Governo do Acre vê na atividade uma grande possibilidade de geração de riqueza e trabalho com valorização cultural. Até 2010, apenas em programas de fortalecimento, serão investidos R$46 milhões. Parte desses recursos estão assegurados. O encontro contou com a presença de pelo menos quarenta pessoas, entre eles três técnicos em ecoturismo e um representante da Secretaria Municipal de Turismo. O consultor Lauro Santos, do Sebrae, abriu o evento ministrando a palestra ¨qualidade no atendimento ao turista¨, uma reflexão sobre o que os envolvidos podem aplicar em sua rotina de trabalho com turismo. A qualidade, citou o palestrante, não custa dinheiro mas produtos desprovidos de qualidade esses custam dinheiro. ¨E qualidade é um conjunto de características de produto ou serviço que supera expectativas de satisfação das pessoas envolvidas¨, explicou. ¨É a ausência de defeito¨.Há princípios estratégicos para atender com excelência ao turista: apresentar-se de maneira simpática, saber ouvir, entrevista-lo, ter à mão todo o material turístico da região, inovar na apresentação e demonstrar segurança, buscar melhorar continuamente a forma de atender, transparecer orgulho e patriotismo por sua nação, usar e abusar do ´muito obrigado´, garantir qualidade e nunca aceitar a reincidência da falha, entre outros. ¨Para desenvolvermos o turista no Acre temos sempre que buscar a excelência no atendimento¨, completou Santos, cuja palestra pode ser solicitada pelo endereço lauro.ac.sebrae.com.br.Chico Mendes: mundo conhece – Para Cassiano Marques, Xapuri possui vários atrativos que se destacam: é o berço da luta ambiental de Chico Mendes, nome reconhecido em qualquer parte do mundo. Há indicativos de que se trata do segundo nome mais conhecido na Amazônia fora esse mesmo nome –e isto é um fato: de acordo com a Fundação Chico Mendes, apenas de janeiro deste ano até os dias atuais Xapuri já recebeu a visita de mais de três mil turistas, número altamente expressivo e que confirmam que a história da região atrai o interesse do mundo inteiro. A minissérie ´Amazônia´, encerrada há cerca de um mês, levou a heróica vida de Chico Mendes e a trajetória do Estado do Acre ao país todo, o que incentiva novas ações pelo turismo.


PLANO PARA XAPURI

O plano para o turismo em Xapuri prevê um conjunto de ações e políticas que vão da contribuição para o empoderamento da comunidade empresarial à criação de rotas estratégicas, como ´Caminhos dos Sabores´. Veja o que se pretende desenvolver naquela região:
-Realizar e apoiar atividades que contribuam para o empoderamento da comunidade empresarial do município de Xapuri-Fortalecer a comunidade empresarial do município de Xapuri-Inaugurar Pousada do Cachoeira com atividades turísticas em funcionamento-Ter estrutura receptiva adequada para a recepção de turistas np Seringal Cachoeira-Reabrir o Centro de Atendimento ao Turista e de comercialização do artesanato-Prestar informações turísticas em Xapuri e incrementar vendas de artesanato local-Implantar sinalização de orientação turística (três rotas)-Facilitar a identificação para o acesso de turistas e visitantes aos atrativos turísticos das rotas acreanas-Disponibilizar assessoria técnica a micro e pequenas empresas formais e informais-Qualificar micro e pequenos empreendimentos comerciais ao longo das rotas turísticas como forma de agregar valor as rotas existentes-Realizar diagnóstico da demanda turística-Implementar atrativos turísticos estratégicos: "geoglifos“-Possibilitar a visualização/visitação dos sítios arqueológicos com estrutura de barro, os "geoglifos", como atrativo turístico-Implementar atrativos turísticos estratégicos: "Caminhos dos Sabores“-Promover e divulgar a gastronomia acreana (doce e salgada) como atrativo turístico: festival da castanha, do peixe e etc-Implementar atrativos turísticos estratégicos: "Caminhos do misticismo e religiões amazônicas“-Divulgar os centros religiosos daimistas e as festividades religiosas do Acre (amazônicas) como atrativo turístico-Implementar atrativos turísticos estratégicos: "Caminhos da Produção Sustentável“-Divulgar o modelo de desenvolvimento sustentável do Estado do Acre como atrativo turístico, através de Parcerias Público Privada e Comunitária dessas empresas, com destaque para a participação das comunidades nos empreendimentos-Implementar o certificado de qualidade dos serviços turísticos-Criar condições para que os serviços turísticos sejam oferecidos com qualidade e segurança aos turistas e visitantes-Qualificar e capacitar profissionais associados ou envolvidos com a atividade turística-Prestar melhor atendimento ao segmento turístico.


NÚMEROS
800mil reais é o valor estimado para investimentos em sinalização turística na Rota do Pacífico.
300milhões de reais é a receita anual prevista com a indústria do turismo em seu ápice, quando as políticas propostas estiverem implementadas.

(Matéria publicada no site do governo www.ac.gov.br)

Nenhum comentário: